Avaliações de final de período
1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário
1. Avaliação com a utilização de propostas
1.1. Fazer propostas
Área Docente> Avaliações > Propostas
Ao fazer esta sequência o professor tem acesso à turma/disciplina que está selecionada na barra azul, aparecendo o nome de todos os alunos da turma.
Se a escola usar critérios de avaliação na plataforma Inovar, aparece uma proposta de nota na coluna Prop. Crit. Av., que poderá ser alterada na coluna do lado.
Clicando em Prop. Prof., relativa ao período em avaliação, abre-se uma nova janela com a lista dos alunos da turma.
No básico aparece, em relação a cada aluno, uma quadrícula de avaliações de 1 a 5. Basta ao professor clicar na quadrícula correspondente à nota a atribuir. No secundário é preciso escrever, em relação a cada aluno, a respetiva nota.
Se estiver preenchida a data que se encontra por baixo do período ativo é porque o DT bloqueou a possibilidade dos docentes inserirem ou alterarem as propostas de classificações.
No final é necessário gravar, clicando no ícone vermelho, situado no canto inferior direito.
1.2. Importar propostas
O diretor de turma terá de fazer a importação das propostas dos colegas no separador
Avaliações > Class. Disciplinas, clicando no botão I, situado à direita (Importar propostas de avaliação).
Abre-se uma nova janela com as disciplinas da turma. O DT pode optar por importar todas. Depois é necessário gravar, clicando no respetivo ícone.
Uma vez importadas as propostas transformam-se em notas, passando a constar na coluna Notas.
Deverá ter-se em conta que cada nova importação substitui a importação anterior.
Se o DT preencher a data que se encontra por baixo do período ativo será bloqueada aos docentes a possibilidade de alterar propostas.
1.3. Alterar propostas
No decurso da reunião se houver alterações a fazer só podem ser levadas a cabo pelo DT, e são feitas por disciplina ou por aluno, num dos separadores
Avaliações > Class. Disciplinas ou Avaliações > Class. Alunos, fazendo duplo clique no nome do aluno para o selecionar e duplo clique na classificação que se pretende alterar.
Uma vez feitas as alterações é necessário clicar no ícone vermelho, situado no canto inferior direito, para gravar a alteração.
2. Avaliação sem a utilização de propostas
Se a escola não utiliza propostas então o lançamento das notas é feito pelo DT e pode ser feito por aluno ou por disciplina, selecionando uma das opções:
Avaliações > Class. Disciplinas ou Avaliações > Class. Alunos
e fazendo depois duplo clique sobre o aluno ou a disciplina que se pretende avaliar.
Depois de inseridas as notas é necessário clicar no ícone vermelho, situado no canto inferior direito, para gravar.
3. Introdução de classificações – separador Pauta (disponível para o secundário)
Para o ensino secundário existe o separador Pauta onde os docentes podem colocar as notas e visualizar o panorama da turma nas várias disciplinas.
Este separador tem o mesmo conteúdo do separador “Class. Disciplina” / “Class. Aluno”, e está disponível apenas para o DT.
Para introduzir a nota, o docente insere diretamente na coluna „CF‟ a classificação final a atribuir ao aluno. No caso do 3.º período automaticamente será atribuído averbamento à disciplina e averbamento geral.
Se a turma tiver alunos CEI a avaliação dos mesmos não poderá ser feita neste local.
2. Avaliação no 1º Ciclo
Os docentes do 1.º ciclo têm um separador próprio (Avaliações > 1º Ciclo) para efetuar a avaliação dos seus alunos, onde conseguem visualizar todas as disciplinas.
Se, porventura, utilizam propostas para lançamento de avaliações, por exemplo pelos professores que lecionem Atividades Extracurriculares (AEC), deverão importar as mesmas no separador “Class. Disciplinas‟ ou “Class. Alunos‟, antes de começarem a introduzir as suas no separador 1º Ciclo, sob a pena de perderem os dados com a posterior importação de propostas.
Ao clicar na última coluna, na seta, abrir-se-á uma janela correspondente à síntese descritiva onde o docente poderá colocar a apreciação por disciplina. No final, o docente poderá preencher a apreciação global e as medidas de apoio.
As aulas previstas e dadas podem ser inseridas no separador “PDA”, onde o docente tem acesso a todas as disciplinas.
3. Avaliação no Ensino Profissional
No ensino profissional a avaliação é feita por módulos. Assim, sempre que o docente termine a avaliação de um módulo, deve proceder ao lançamento das notas desse módulo.
Área Docente > Avaliações > Classificações
Quando um docente faz esta sequência, aparecem do esquerdo, os nomes dos diversos módulos que compõem a disciplina. Clicando no nome do módulo, cujas notas se querem lançar, surge, do lado direito, a lista dos alunos, com a respetiva situação e a taxa presencial. Se um aluno não tiver o mínimo da taxa presencial requerido por lei (90%) não é possível inserir a avaliação desse aluno.
Clicando na coluna da data, relativa a um aluno, abre-se uma nova janela com os campos Nota e Data, que têm que ser preenchidos.
Depois de preenchidos os dois campos é necessário gravar, clicando no ícone respetivo.
4. Sínteses Disciplinas
1. Utilização de parâmetros
O docente poderá avaliar os seus alunos com base em Domínios e Parâmetros. Estes são definidos pelo supervisor do programa.
No menu ‘Avaliações‟, separador „Sínteses Disciplinas‟, selecione o período e em seguida o aluno a avaliar. Coloque a avaliação nos domínios e parâmetros. No campo “Síntese Descritiva‟ o docente poderá colocar as considerações que julgar oportunas.
2. Avaliação Domínios e Parâmetros
O separador “Av. Domínios‟ e Parâmetros‟ pretende facilitar a avaliação dos parâmetros e domínios para todos os alunos da mesma turma.
Pode ser utilizado por todos os docentes para avaliar os parâmetros da sua disciplina.
3. Sem a utilização de parâmetros
No menu “Avaliações‟, separador “Sínteses Disciplinas‟, selecione o período e em seguida o aluno a avaliar.
No campo “Síntese Descritiva‟ o docente poderá colocar as considerações necessárias.
5. Sínteses Globais
Depois de registadas as “Sínteses Disciplinas‟ por parte de cada um dos docentes da turma, o DT poderá consultar o separador “Sínteses Globais‟.
O DT visualiza as sínteses descritivas registadas por cada um dos docentes da turma. O DT deverá registar a ‘Apreciação Global‟ do aluno e se necessário as “Medidas de Apoio‟ a aplicar.
6. Aulas Previstas, Dadas e Assistidas (PDA)
1. PDA pela contagem dos sumários
Área Docente> Avaliações > PDA
Ao fazer esta sequência o professor tem acesso à turma/disciplina que está selecionada na barra azul. Clicando na coluna Previstas, em relação a um qualquer aluno, deve escrever o número de aulas Previstas nesse período, e depois carregar na tecla Enter. A aplicação pergunta se quer “Aplicar a alteração a todos os alunos” e deve escolher a opção sim, e depois gravar. . O preenchimento das restantes colunas é feito de forma automática pela contagem dos sumários.
Nas impressões onde constem informações respeitantes às PDA, está visível o número de faltas conforme as configurações do programa.
É possível visualizar o número total de aulas e faltas por ano letivo ou por período.
2. PDA manualmente
Área Docente> Avaliações > PDA
Ao fazer esta sequência o professor tem acesso à turma/disciplina que está selecionada na barra azul. Clicando na coluna Dadas, em relação a um qualquer aluno, deve escrever o número de aulas dadas nesse período, e depois carregar na tecla Enter. A aplicação pergunta se quer “Aplicar a alteração a todos os alunos” e deve escolher a opção sim, e depois gravar.
7. Currículo Específico Individual (CEI)
De acordo com o Despacho Normativo no 13/2014, os alunos com Currículo Específico Individual (CEI) que frequentam o ensino básico são avaliados qualitativamente através das menções “Muito Bom”, “Bom”, “Suficiente”, e “Insuficiente”.
Para verificar se tem o aluno assinalado corretamente basta ir à matrícula do aluno ao separador “Encarregado de Educação‟ e verificar se o aluno tem a situação de “CEI” assinalada.
No separador ‘Avaliações‟ o DT pode optar por efetuar a avaliação por disciplina, selecionando ‘Class. Disciplinas‟, ou pode efetuar a avaliação por aluno selecionando ‘Class. Alunos‟. Ao fazer 2 cliques no aluno, ou na disciplina, conforme a opção tomada, aparecerá à frente do aluno assinalado com Currículo Específico Individual as menções “I”, ”S”, “B”, “MB”.